Qual a diferença entre uma D.F.C e uma D.R.E ?

5 de dezembro de 2018by una

Você sabe qual a diferença entre uma D.F.C e uma D.R.E? Este é um assunto que confunde uma boa parte dos gestores das empresas, principalmente quem está começando a implantar um controle financeiro mais elaborado, que vai além do simples contas a pagar e contas a receber.

Vamos então ao significado das três letrinhas mágicas Demonstrativo de Resultado no Exercício (D.R.E), e Demonstrativo de Fluxo de Caixa (D.F.C), mas ai vem a pergunta, tudo bem mas não é a mesma coisa?

Não. Imagine a seguinte situação, neste final de ano diversos segmentos do comércio tem um aumento nas vendas, onde você acha que é o correto extrair a informação de comparativo de vendas no seu sistema de Gestão. Na D.R.E ou D.F.C?

A resposta correta é D.R.E: vamos partir do principio que a D.F.C é sobre os recebimentos de caixa e títulos pendentes, veja bem se você parcelar uma compra feita em dezembro em 3 vezes, mesmo tendo uma parcela avista no mês de dezembro, os valores da D.F.C não contarão as parcelas de Janeiro e Fevereiro, pois ainda não estão no caixa, são previsões de recebimentos. O correto para comparar vendas é o Relatório de D.R.E, onde constam as vendas feitas no exercício, ou seja é contabilizado a venda sem distinção do faturamento.

A D.F.C tem um papel muito importante, para acompanhar os recebimentos, previsões e melhorar os indices de liquidez da sua empresa, é importante validar nos períodos anteriores se sua empresa vem trabalhando na otimização dos recebimentos, desta forma diminuindo a inadimplência e como anda o C.I  o Ciclo Financeiro, com isso você poderá tomar a melhor decisão na hora de fornecer crédito para seu cliente ou na hora de negociar prazos com o seu fornecedor.

A Creative Software, vem se especiando na gestão estratégica financeira, estamos criando ferramentas para que você gestor, possa efetuar análises da saúde financeira da sua empresa, sem burocracia, desenvolvemos um método inteligente onde o sistema consegue gerar indicadores financeiros sem exigir que os usuários do sistema de gestão SigeUp sejam especialistas no assunto, e o melhor de tudo, por um preço que cabe no bolso da sua empresa, acreditamos que pequenas empresas podem se destacar dos concorrentes com o acesso a estas informações, e tomar a melhor decisão estratégica para alavancar seus negócios.

Se ficou interessado entre em contato conosco e saiba mais.

 

 

Logo Una Fundo preto

A Una Sistemas e Tecnologia é a solução ideal para alavancar a sua empresa!

Una Sistemas
Siga-nos

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e atualizações sobre a Una Sistemas, seguindo-nos nas redes sociais.

Copyright 2023. Una Sistemas e Tecnologia. All rights reserved.

sebrae
peiex
fiesc
fapesc
stone
sinapse
Peiex Brasil
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/sinapse.webp
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/sebrae.webp
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/fapesc.webp
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/fiesc.webp
Stone

Copyright 2023. Una Sistemas e Tecnologia. All rights reserved.

bt_bb_section_top_section_coverage_image