Porque vender hoje é tão complicado

27 de julho de 2017by una0

Muitas empresas vem se perguntando porque vender hoje é tão complicado, há alguns anos atrás bastava abrir uma empresa e os produtos praticamente se vendiam sozinhos, bastava achar um nicho de mercado e sua empresa estava dentro do mercado.

Há muitas empresas que ainda carregam paradigmas antigos onde o importante é ter dinheiro no caixa, ter o produto, o restante não importa. Já se passou o tempo em que uma empresa ganhava dinheiro só por existir, hoje em dia vender seus produtos já não é mais tão simples assim.

Veja 5 (cinco) motivos porque vender hoje é tão complicado.

1-Acesso a informação:
Quem nunca deixou o cliente 5 minutinhos sozinho e ele deu aquela olhada no celular e já disse olha está muito caro este produto. Sim com alguns segundos e uma “Googlada” praticamente qualquer consumidor consegue ver e o seu preço está dentro do que o mercado.

2-A geografia não é mais fronteira

Sim as vendas pela internet aumentaram absurdamente e continuam crescendo, comprar um produto pela internet ou em uma empresa física é praticamente a mesma coisa, ninguém liga se demorar de 7 a 15 dias para a mercadoria chegar se com isso consiga um bom desconto na compra.

3-Concorrência 

Pelos motivos acima, sua concorrência não se limita mais apenas as empresas de seu bairro, cidade ou estado, não há mais limites de fronteiras ou localização para ter um concorrente, outro motivo que aumentou a concorrência foi a “ajudinha” do governo em anos anteriores, muitas empresas foram criadas, e acabam se “estorvando” no mercado, assim vendem menos e tem gastos maiores.

4-Preço

Levando em conta os 3(três) pontos anteriores já da para ter uma ideia que o preço faz sim uma grande diferença, todos os clientes estão apertando os cintos, isso não quer dizer que estão deixando de comprar, mas sim que se importam com quanto vão pagar no valor do produto.

5-Condições de Pagamento

Este talvez seja o ponto mais crítico a ser tratado, devido a grande crise que vivemos hoje em dia, as pessoas procuram condições de pagamento de acordo com a sua realidade, porém a inadimplência aumentou muito, então negociar com o cliente, avaliar o perfil, e oferecer uma boa forma de pagamento pode ser sim um bom negócio.

 

Como podemos ver esses são apenas 5(cinco) motivos porque vender hoje é tão complicado, mas existem muitos outros fatores, mas como nem tudo é tão ruim vamos dar algumas dicas como se tornar mais competitivo e usar alguns desses motivos ao favor de sua empresa.

Agora veja 5(cinco) motivos como um Sistema de Gestão pode ajudar a minha empresa a superar esses desafios!

1- Acesso a informação: 

Com um sistema de gestão devidamente configurado e alimentado, você pode oferecer diversas opções de pagamento, preço de venda ao cliente final apenas com uma busca rápida em seu sistema de gestão , onde poderá ter o custo real do produto e a margem de lucro aplicada a venda, nenhum cliente ligará se o seu produto tiver uma pequena diferença de preço do que comprar pela internet, ele saberá que está comprando o que está vendo, o pós venda é com você e se precisar você estará la para auxiliar.

2- Geografia como fronteira:

Muitas empresas tem criado sites para aumentar suas vendas, mas se sua empresa ainda não se sente preparada para o mercado de e-commerce, considere as mídias sociais como facebook, instagram e whatsapp, além disso, abra um canal de atendimento via telefone, com um sistema de gestão como o SigeUp passar um orçamento via telefone é rápido simples e fácil, com os serviços de tele-entrega e correios esta é uma ótima oportunidade de sua empresa abrir o mercado de atuação.

3- Concorrência  e  4- Preço

Esteja preparado para quando o cliente quiser negociar valores, consulte os preços dos mercados online, considere ter fornecedores novos, além disso use o sistema de gestão  ao seu favor, quando definir o preço de venda considere colocar algumas observações ao item, defina uma tabela de preços se for necessário, e analise outros fatores como forma de pagamento do produto ao fornecedor, quantidade comprada e se o item tem rotatividade, dessa forma você estará mais preparado para negociar com o cliente, não perderá a venda e também não terá prejuízo com a venda do produto. E como já disse anteriormente “nenhum cliente ligará se o seu produto tiver uma pequena diferença de preço do que comprar pela internet, ele saberá que está comprando o que está vendo, o pós venda é com você e se precisar você estará la para auxiliar”.

5-Condições de pagamento

Explore os meios de pagamento, hoje existem diversos meios de pagamento a ser aplicados, considere colocar em sua empresa uma maquina de cartão de crédito, ou então a emissão de boletos, faça uma consulta periódica do crédito que sua empresa tem, assim não se afogando em fornecer muito crédito ao cliente e ficando sem giro de caixa para pagar seus fornecedores, e quando tiver crédito considere usar uma parte para vendas a prazo, diferente das vendas online você provavelmente saberá do histórico do cliente que está comprando seu produto e da confiabilidade que você pode depositar nele, então se tiver crédito de giro use-o.

Dica Extra:

Deixe o ambiente de sua empresa sempre bem iluminado, produtos que tem um bom giro em destaque na vitrine, eles poderão servir de “isca” para atrair um novo cliente, trabalhe o pós venda, ligue para seu cliente pedindo o que ele achou do produto adquirido. Ter um diferencial no pós venda pode trazer além de fazer o cliente comprar novamente de sua empresa, poderá trazer novos clientes por indicação.

Essas são algumas dicas espero que gostem, se quiser conhecer um pouco mais de nossa empresa visite:

www.creativesoftware.com.br 
www.sigeup.com.br
www.sistemacte.com.br 
www.datawest.com.br 

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