O emissor gratuito de nfe vai acabar mesmo?

22 de dezembro de 2016by una0

A resposta é sim, o emissor gratuito de NFe vai acabar, em nota publicada pela secretaria da fazenda em Segunda-feira, 18 de abril de 2016  foi anunciada a descontinuação do programa gratuito para emissão de NFe pela sefaz. Leia na integra:

“A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo informa que a partir de janeiro de 2017 os aplicativos gratuitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) serão descontinuados.

Com a gradual adesão das empresas aos sistemas de documentos eletrônicos, o Fisco Paulista verificou que a maioria dos contribuintes deixou de utilizar o emissor gratuito e optou por soluções próprias, incorporadas ou personalizadas a seus sistemas internos.  No mercado há muitas opções de emissores, alguns deles com uma versão básica gratuita.

Os emissores gratuitos são oferecidos pela Secretaria da Fazenda aos contribuintes desde 2006, quando teve início o processo de informatização dos documentos fiscais e sua transmissão via internet com o objetivo de massificação do seu uso. Apesar dos investimentos realizados, recente levantamento da Secretaria da Fazenda aponta que o total de NF-e’s geradas por empresas que optaram por emissores próprios somam 92,2%. No caso do CT-e, o número é ainda maior: 96,3% dos documentos são gerados por emissores próprios.

Os contribuintes que tentarem realizar o download dos emissores de NF-e e CT-e receberão a informação sobre a descontinuidade do uso dos aplicativos gratuitos. A partir de 1º de janeiro de 2017 não será mais possível fazer o download dos emissores.

A Secretaria da Fazenda recomenda que os usuários que já tenham o aplicativo instalado, façam a migração para soluções próprias antes que a introdução de novas regras de validação da NF-e e do CT-e impeçam o seu correto funcionamento.”

Fonte : Secretaria da Fazenda

Mas qual o motivo ? conforme informamos anteriormente no post  o número de empresas atendidas pelo software gratuito é muito pequeno, assim o governo neste momento de corte de gastos toma a decisão de não fornecer mais o software gratuito, sendo assim a empresa que utiliza o emissor gratuito deve procurar uma solução disponibilizada por uma empresa privada como a Creative Software o sistema de gestão empresarial SigeUP.

Atualizado:

Segundo o site farositescontabeis  a SEFAZ do Maranhão assumirá o desenvolvimento do emissor gratuito, até então não há uma versão em produção para este emissor que está sendo desenvolvido pela SEFAZ do Maranhão e não há previsão para que esteja disponível o emissor gratuito, com isso nos perguntamos, até lá sua empresa vai ficar sem emitir notas? vale a pena todas essas imparcialidades perante ao governo para emitir NFe de forma gratuita?

Problema é um Problema ou uma Oportunidade?

Muitas empresas estão descontentes com a descontinuamente do emissor gratuito, mas será que ele vai fazer tanta falta assim? O emissor gratuito somente tinha o papel de emitir NFe desta forma não oferecendo qualquer opção de gestão a empresa, ainda era complicado a empresa perde um grande tempo apenas para a emissão de um documento fiscal.

Agora vejamos não como um problema mas sim como uma oportunidade de fazer sua empresa a crescer, vamos citar um pequeno exemplo, agora no final de ano muitas empresas estão fazendo liquidações de estoque, promoções… Mas você sem um sistema de gestão, sabe em quais itens você deve focar na hora de vender? Quanto tempo o estoque de um determinado item está sem movimentação?

Com a utilização de um sistema de gestão como o SigeUp  você pode tirar um relatório de curva ABC, assim o sistema de gestão apresenta grupos de itens mais vendidos e os que tem menos vendas, quem sabe com uma bela promoção você não desencalha aquele estoque parado a tanto tempo na sua empresa que você nem sabia.

Outro fato que com um sistema de gestão empresarial você tem muito mais agilidade a informação, você consegue ter dados como custo de um item, vendas, compras, despesas a pagar, quanto tenho a receber dos meus clientes, quando vou receber, será que posso comprar estoque para o mês que vem? será que terei caixa para pagar? Um sistema de gestão lhe ajuda com essas tomadas de decisões, alem de lhe oferecer ferramentas como geração de boletos, importação de XML para evitar a digitação de notas e cadastros de produtos, fornecedores.

 

Mas um sistema de gestão é muito caro.

Não, o sistema de gestão como o SigeUp por exemplo conta com valores que partem dos R$ 79,00 mensais até valores mais elevados dependendo, do porte da empresa, recursos que a empresa irá utilizar e suporte, mas por outro lado não possui taxas de instalação, se você não gostar é só cancelar não havendo multas ou contrato de fidelidade, mas hoje 99% de nossos clientes aprovam nosso sistema e a metodologia de trabalho que utilizamos, o Sistema SigeUp é 100% online, assim você ou sua equipe pode acessar o sistema de qualquer lugar, emitir notas simultaneamente em casa ou no trabalho, e se o computador queimar ou precisar de uma limpeza, não se preocupe é só criar o link novamente para você acessar o sistema.

Vamos bater na tecla custo, para uma empresa que as vezes deixa de fazer uma venda por que empacou em uma nota que não sai, que perde tempo preenchendo dados inúteis no emissor gratuito, não sabe o quanto tem para receber, para pagar e quanto tem em estoque você acha o valor caro de mais?

Então está esperando o que, coloque o foco no que realmente importa que é vender, ter um produto competitivo no mercado, e tudo isso fica mais fácil com as informações que o Sistema SigeUp irá oferecer para você.

Solicite agora mesmo um orçamento.

Veja o Manual com as principais funcionalidades do sistema SigeUp

Mais informações Em:http://www.sigeup.com.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Logo Una Fundo preto

A Una Sistemas e Tecnologia é a solução ideal para alavancar a sua empresa!

Una Sistemas
Siga-nos

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e atualizações sobre a Una Sistemas, seguindo-nos nas redes sociais.

Copyright 2023. Una Sistemas e Tecnologia. All rights reserved.

sebrae
peiex
fiesc
fapesc
stone
sinapse
Peiex Brasil
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/sinapse.webp
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/sebrae.webp
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/fapesc.webp
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/fiesc.webp
Stone

Copyright 2023. Una Sistemas e Tecnologia. All rights reserved.

bt_bb_section_top_section_coverage_image