Hoje vamos dar uma super dica para quem gosta de fazer análises, basicamente como juntar planilhas do excel em uma só com a função PROCV.

Você pode estar se perguntando mas qual a utilidade disso? Mas veja como pode se útil no dia a dia de uma empresa, dentro da Una Sistemas e Tecnologia, recebemos diversas demandas de relatórios pedindo para incluir uma ou outra coluna dentro de um relatório, como por exemplo o NCM dentro do relatório de Itens vendidos, agora veja por padrão esta coluna não aparece neste relatório mas está disponível dentro do relatório de cadastro de itens, então por que não transportar a coluna NCM do relatório de cadastro para o relatório de Itens vendidos?

Este é só um pequeno exemplo mas podemos fazer muito mais como trazer a coluna da cidade do cliente para um relatório de pedidos, a coluna de custo para o relatório de vendas e ai se abre um leque de possibilidades.

Todos os relatórios dos Sistema de Gestão da Una Sistemas e Tecnologia podem ser exportados em Excel, desta forma basta exportar e salvar dentro de uma pasta e com a função PROCV juntar os dados das planilhas.

Abaixo deixamos um vídeo com um passo a passo de utilizar a função PROCV para juntar os dados da planilha.

Vamos explicar basicamente quais são os parâmetros que a função PROCV utiliza.

No excel digite =PROCV([Coluna que liga as duas planilhas (geralmente o código)]; [Selecione a tabela com os dados]; [O número da coluna que deseja trazer os dados ex: custo é a 3 coluna preencha com 3]; [Informe o valor zero para trazer apenas o valor exato quando o código for igual irá trazer o dado se não preenche com um #])

Pronto veja como é simples utilizar a função PROCV e com isso você consegue fazer diversas analises nos dados que estão no Sistema de Gestão da Una Sistemas e Tecnologia.

Nos próximos vídeos vamos mostrar como utilizar a função SE que pode ser utilizada para fazer algumas verificações nos dados do sistema, como por exemplo se um produto não possuir uma margem de lucro acima de 50% este item seja destacado com a cor vermelha.

Assim você com alguns minutos pode fazer uma analise em milhares de dados de forma simples fácil e confiável.

Não esqueça para receber as novidades da Una Sistemas e Tecnologia se Inscreva na nossa NewsLetter.