Emissor NFe Certificado A3

28 de novembro de 2016by una0

Conheça um pouco mais das  vantagens e desvantagens do certificado A3 e A1 e qual se adapta melhor as necessidades da sua empresa.

Certificado A3 (Cartão)
certificado_digital_a3_cartaoO Certificado A3 pode ser dividido em 3 categorias, eCNPJ, eCPF e eNFe, o certificado eCNPJ como o eNFe podem ser utilizados para efetuar a assinatura da nota fiscal eletrônica.

Vantagens: Certificado válido 3 anos, custo menor quando levado em conta a validade de 3 anos, mais seguro “no caso de cópias do certificado”.

Desvantagens: Deve ser instalado no computador, exige mais configurações sob o software que irá utiliza-lo para assinar os documentos fiscais.

Em que casos utilizar:  Se a sua empresa emite poucas notas, e você utiliza sempre o mesmo computador ou tem um computador especifico para o certificado digital não terá maiores problemas, além disso vários computadores emitindo nota com o mesmo certificado pode deixar um pouco lento o processo de emissão, uma vez que o certificado pode assinar somente um lote de notas por vez.

Se você comprou ou utiliza este certificado veja como proceder com a instalação:

Primeiramente você deve fazer o download dos drivers no site:
Download Drivers Leitoras certificado A3

Após fazer o download é importante instalar também o gerenciador criptográfico, para verificar se a leitora e o certificado estão funcionando corretamente, o gerenciador criptográfico pode ser baixado neste link.

cartao_a3_gerenciadorApós efetuar a instalação você poderá abrir o gerenciador criptográfico, a tela para a visualização do certificado deve ser semelhante a esta:

 

 

 

 

 

 

No sistema de gestão sigeup, é necessário fazer o download de um cliente Java para fazer a leitura do certificado digital A3 instalado no computador para efetuar a emissão da NFe que pode ser baixado nos links úteis dentro do próprio sistema de gestão sigeup.

a3_sigeup

Após baixar o aplicativo para assinar os documentos fiscais, basta coloca-lo na inicialização do sistema, ou abri-lo quando necessário.

certificado_a3_assinador

O sistema aberto na tela de emissão de NFe ou MDFe o sistema irá exibir uma mensagem 200-Conectado, sendo assim possível efetuar a emissão da NFe com o certificado A3 ou Aladin Token

sistema_sigeup_certificadoa3

Certificado A3 Aladdin (eToken)

eTokenO Certificado eToken funciona de forma bem semelhante ao certificado A3 cartão, o eToken tem o papel de armazenar um ou mais certificados.

Vantagens: possui todas as vantagens do A3 (Cartão), porem neste caso o certificado está ligado diretamente ao computador, no caso do A3, existe o cartão e uma leitora que faz a comunicação com o computador, sendo assim é possível que você tenha problemas de conectividade entre a leitora/cartão/computador, custo menor quando levado em conta a validade de 3 anos.

Desvantagens: São as mesmas do certificado A3, instalação configuração e pouca flexibilidade quanto a assinatura de documentos fiscais.

Em que casos utilizar:  Emissão de poucas notas e empresas que tem certa desconfiança quanto a segurança do certificado A1.

No sistema SigeUp, a utilização do eToken funciona exatamente da mesma forma do Certificado A3.

 

Certificado A1 (Arquivo) – Recomendado

certificadoa1

Finalmente o certificado A1 (arquivo) é o certificado mais fácil e flexível de trabalhar, apesar de ter sua validade de apenas 1 ano, possuí uma flexibilidade muito maior para a assinatura de documentos fiscais.

Vantagens: Não necessita instalação, extremamente veloz para assinar os documentos fiscais, pode assinar mais que um lote de documentos por vez e pode ser acessado de qualquer lugar.

Desvantagens: Custo mais alto, quando rateado o custo do A3 pelos 3 anos de validade, segurança (pode ter várias cópias).

Em que casos utilizar: Não há contra indicações no uso do certificado A1, muito pelo contrário, no caso de um sistema online como o sigeUp, o certificado A1 é muito bem vindo, agilizando a emissão de NFe, além da facilidade de poder emitir notas em qualquer lugar do mundo, tendo em mãos apenas o usuário e senha do sistema.

Para os preocupados com a segurança, uma vez feito o upload do certificado em nossos servidores, o mesmo se encontra protegido e criptografado, conta também com a  conexão segura SSL, desta forma apenas com o usuário e senha é possível ter acesso a emissão de NFe ou outro documento fiscal do sistema.

Conclusão

Nós da Creative Software sempre recomendamos a utilização do certificado A1 (arquivo), além de ser mais prático e fácil, tem uma velocidade muito maior na assinatura dos documentos fiscais, claro que não deixamos de fora quem, optou em algum momento por utilizar os certificados A3 eles funcionam muito bem com o sistema SigeUP, mas demandam de alguns cuidados como ter sempre conectado ao computador na hora da emissão e cuidados para não danificar o equipamento no caso o cartão. leitora ou o eToken.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Logo Una Fundo preto

A Una Sistemas e Tecnologia é a solução ideal para alavancar a sua empresa!

Una Sistemas
Siga-nos

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e atualizações sobre a Una Sistemas, seguindo-nos nas redes sociais.

Copyright 2023. Una Sistemas e Tecnologia. All rights reserved.

sebrae
peiex
fiesc
fapesc
stone
sinapse
Peiex Brasil
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/sinapse.webp
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/sebrae.webp
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/fapesc.webp
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/fiesc.webp
Stone

Copyright 2023. Una Sistemas e Tecnologia. All rights reserved.

bt_bb_section_top_section_coverage_image