Na ultima Terça Feira (24), o Governo Federal publicou a Portaria Nº1.065, com as regras para a emissão da Carteira de Trabalho Digital, que é equivalente a “velha” Carteira de Trabalho de papel, que continuará valendo normalmente.

Todos os brasileiros e estrangeiros cadastrados como Pessoa Física (que tenham o CPF), poderão ter acesso a Carteira Digital.

Para efetuar a emissão da sua Carteira de Trabalho Digital, basta acessar esse link e se cadastrar.

Emprega brasil Carteira de Trabalho Digital

Segundo nova regra, não é mais necessário apresentar  a Carteira de Trabalho ao empregador, bastando informar o seu CPF e o processo de registro será feito de forma digital. As anotações feitas pelo empregador na Carteira de Trabalho Digital equivalem às previstas na CLT. Para as empresas que já usam o sistema de escrituração digital do eSocial, basta pedir o número do CPF do trabalhador, que já equivaleria à apresentação da CTPS. A CTPS em meio físico (aquela azulzinha) ainda continua valendo normalmente, para casos em que o empregador não for obrigado a usar o eSocial.

Os benefícios esperados com a nova Carteira de Trabalho Digital serão:

– Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;

– Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;

– Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

 

O Ministério da Economia afirmou, porém, que o documento em papel deve ser guardado porque poderá ser necessário no momento de comprovar tempo de serviço.
A Carteira digital, possuí versão para AndroidiOS.
Quer Ficar informado de tudo que acontece no mundo da Tecnologia Empresarial se inscreva para receber nossa newsletter.
Um grade abraço da Equipe da Una Sistemas e Tecnologia