Boleto falso não caia nessa furada

16 de janeiro de 2016by una0

Nos últimos dias, ouvi muitos relatos  de pessoas sobre ter recebido boleto falso, imagine a seguinte situação, você sempre compra de um determinado fornecedor, ele sempre lhe encaminha a nota fiscal, e junto com a nota o boleto com o valor da cobrança, e ai num belo dia, você recebe um novo e-mail informando, que ouve um problema no valor do último boleto, e lhe mandam um boleto com o valor mais baixo, você fica extremamente feliz mas na hora de pagar esse dinheiro nunca irá para o seu fornecedor, ele simplesmente se sumirá por ai em uma conta de um laranja.

Como isso acontece ?

Sempre desconfie onde você utiliza o seu e-mail, sabe aquele cadastro em um site para receber um e-book ou aquela compra em uma loja “desconhecida”?, podem ser uma armadilha para capturar dados de sua conta de e-mail. Muitas pessoas tem o hábito de utilizar a mesma senha para tudo, digamos que você efetue a compra em uma loja “desconhecida” ou crie uma conta em um site, utilize seu e-mail e a mesma senha que você coloca neste cadastro é a sua senha do e-mail. Pronto, agora o “pilantra” tem tudo o que precisa, sua conta de e-mail e sua senha, ele consegue acessar e enviar e-mails no seu nome, agora basta ele fazer um novo boleto falso com as informações incorretas e enviar para seu cliente.

Outra forma de conseguir os dados do seu e-mail e ter acesso aos boletos que você emite, é através de um Keylogger ou um vírus que está instalado em seu computador, dessa forma existe um software malicioso que fica monitorando tudo o que você faz em seu computador.

Por que o banco não consegue identificar o “pilantra”?

Golpe Boleto

Esses bandidos geralmente utilizam contas de laranja para despistar a policia e as agencias bancárias, veja só eles podem emitir 10(dez) ou 20 (vinte) boletos, em contas aleatórias e uma das contas ser a real conta do bandido e o restante dos recebimentos são somente para despistar, então se caso você tiver um valor a mais em sua conta, não fique feliz não, entre em contato com a sua agencia bancária, sua conta não deve ter nem mais nem menos dinheiro, a final caso você tentar dar uma de esperto e deixar esse dinheiro lá, você pode se tornar um suspeito, o banco sabe para onde foi parar o dinheiro do boleto falso.

Como identificar um boleto falso

Felizmente ou não, geralmente estes boletos falsos são mal feitos, sempre desconfie se nas instruções do boleto, não vem aquela mensagem tradicional que geralmente vem nos boletos que você compra.

Identifique o banco verdadeiro que o boleto foi feito, somente ter a logo do banco não é o suficiente, quando você faz o pagamento de um boleto pelo caixa eletrônico ou pela internet, geralmente o sistema do banco pede para confirmar se o boleto emitido realmente pertence ao banco, mas como eles sabem disso? Os 3 primeiros dígitos da linha digitável do boleto é responsável pela identificação do boleto, veja aqui a lista, um exemplo, os boletos do Sicoob ou Bancoob devem iniciar obrigatoriamente com os dígitos 756.

Desconfie sempre, se você recebeu um novo boleto de seu fornecedor ligue e confirme se foi ele realmente quem o emitiu, confira valores e se possível toda a linha digitável do boleto, e se caso recebeu um boleto falso, faça uma denuncia informe ao seu fornecedor e se possível abra um B.O.

 

Como evitar de cair nesse golpe

Boleto Seguro SigeUp Creative software

Você empresário, pode utilizar o campo mensagem do sacado, com algum texto diferenciado, o pessoal que pratica esse tipo de golpe, dificilmente se atem aos detalhes, emitem milhares de boletos na esperança de receber um, eles sempre deixarão um detalhe por despercebido.

Verifique se o seu software de gestão tem alguma opção de link externo para o envio de boletos, veja como no exemplo do sistema SigeUp, você tem uma interface para consultar os boletos, além disso está protegido pelo protocolo https, o que torna praticamente impossível a falsificação do boleto.

Estas são apenas algumas dicas, se você quiser saber mais sobre o sistema sigeUp, visite nosso site www.creativesoftware.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Logo Una Fundo preto

A Una Sistemas e Tecnologia é a solução ideal para alavancar a sua empresa!

Una Sistemas
Siga-nos

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e atualizações sobre a Una Sistemas, seguindo-nos nas redes sociais.

Copyright 2023. Una Sistemas e Tecnologia. All rights reserved.

sebrae
peiex
fiesc
fapesc
stone
sinapse
Peiex Brasil
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/sinapse.webp
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/sebrae.webp
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/fapesc.webp
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/fiesc.webp
Stone

Copyright 2023. Una Sistemas e Tecnologia. All rights reserved.

bt_bb_section_top_section_coverage_image