Importância do controle financeiro para as Empresas

16 de março de 2017by una0

Abrir uma nova empresa é um desafio, requer coragem e um tanto de conhecimento. Normalmente no início o micro ou pequeno empreendedor considera a tão sonhada empresa fundamental para a sua vida. Esta atitude não está errada, entretanto para empreender é necessário ter organização, é preciso ter um controle financeiro para saber conduzir e controlar seus gastos, custos e despesas de forma prática e objetiva. Tendo esses atributos o sucesso está praticamente garantido.

Separando gastos pessoais de gastos empresariais

Se não houver um controle financeiro da empresa e da vida pessoal, separadamente, ocasionará alguns problemas para os dois lados. De início pode acontecer a confusão de responsabilidades e a mistura de capital. É bom ficar atendo a fim de preservar a saúde financeira da empresa e não tornar desta atividade uma grande confusão.

Atualizando as ferramentas para a gestão do controle financeiro

É muito comum empresas de pequeno porte realizarem a gestão financeira sob a conduta de uma cultura organizacional que perdura durante os anos em determinada região, conduta esta que leva o uso de cadernetas e fichas de contas dos clientes. É compreensível pois há alguns anos isso funcionava, mas os anos passam e novos processos surgem. Atualmente o mercado oferece diferenciados tipos de Softwares de gestão que possibilitam este controle de maneira muito pratica e eficaz, se alimentado corretamente.

A exigência por uma gestão financeira de qualidade aumenta dentro das empresas com a crescente competitividade, o uso de ferramentas que norteiem o negócio se torna essencial para a saúde financeira. Os gestores necessitam de informações corretas e significativas, pois o simples fato de existir a possibilidade de falhas no controle financeiro pode acabar gerando informações imprecisas que retardam as tomadas de decisões futuras. Afinal, dedicou-se tempo para abrir o tão sonhado negócio próprio, em alguns casos há empreendedores que realizam certo sacrifícios a fim de manter seu negócio, então porque sonhar baixo? A possibilidade de realizar vendas cada vez maiores está sempre rondando. Fique atento!

Controle de Caixa

O controle de Caixa é outra questão bastante comentada, pois todo dinheiro que entra ou sai da empresa passa por ali. As informações de caixa podem se tornar uma importante ferramenta empresarial, com estas informações é possível ter conhecimento de cada período da empresa, saber se em qual período foi mais lucrativo ou se teve prejuízos. Muitas empresas não têm esse conhecimento e seguem seu caminho sem rumo.

Disciplina é tudo

Não é tão complicado quanto parece, basta escolher um processo de coleta de informações e alimentá-lo de forma disciplinar. Desta forma, é possível desenvolver uma gama de informações para a tomada de decisão, e consequentemente tornar a empresa mais organizada e competitiva no mercado. Entretanto, é necessário abrir espaço para novas ideias, novos processos e até mesmo quebras de culturas organizacionais desenvolvida durante os anos.

Com o hábito de um controle de financeiro adequado, ficará fácil realizar a gestão financeira, assim você terá conhecimento da real capacidade financeira da empresa. Caso contrário, realizar retiradas sem controle algum pode comprometer as informações, promovendo um estrangulamento no fluxo de caixa diminuindo a capacidade da empresa de realizar aplicações para gerar capital.

Do que adianta ter uma excelente propaganda, um excelente atendimento, ser visto e ouvido no mercado quando por traz disso tudo está um caos? A organização financeira serve como base para as outras atividades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Logo Una Fundo preto

A Una Sistemas e Tecnologia é a solução ideal para alavancar a sua empresa!

Una Sistemas
Siga-nos

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e atualizações sobre a Una Sistemas, seguindo-nos nas redes sociais.

Copyright 2023. Una Sistemas e Tecnologia. All rights reserved.

sebrae
peiex
fiesc
fapesc
stone
sinapse
Peiex Brasil
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/sinapse.webp
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/sebrae.webp
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/fapesc.webp
https://www.unasistemas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/fiesc.webp
Stone

Copyright 2023. Una Sistemas e Tecnologia. All rights reserved.

bt_bb_section_top_section_coverage_image