Nós empresários muitas vezes nos envolvemos tanto com questões de rotina do nosso próprio negócio que acabamos deixando de lado etapas importantes, como o desenvolvimento de planos de ação para melhorar nossa gestão empresarial.

O problema de tudo isso que acabamos contrariando um conhecimento comprovado do setor que afirma que, para um empreendimento realmente se destacar em um mercado competitivo é necessário investir no gerenciamento, uma vez que ele nos permite otimizar todos os departamentos e processos que contribuem para o crescimento organizacional de nossas empresas.

Vamos dar 5 dicas de ouro para melhorar a gestão do seu negócio.

CONHEÇA O MERCADO E SEUS CONCORRENTES

Se você não sabe quem são seus competidores nem seus possíveis clientes, está na hora de rever suas estratégias. Lembre-se de que, para ter vantagem competitiva, é necessário descobrir o que sua concorrência anda fazendo, além de traçar um perfil dos seus clientes, só assim você conseguirá oferecer as soluções que seus clientes buscam de forma eficaz.

Se você está apenas começando seu próprio negócio, elaborar um plano de negócios é uma ótima maneira de obter e registrar essas informações. Mas não pense que se sua empresa já está em andamento você está livre da pesquisa, afinal, sempre é tempo de pensar sobre planejamento estratégico. Tenha em mente como essa sistematização o ajudará a conhecer seus concorrentes e a criar ações para se diferenciar no mercado e vá em frente!

INVISTA EM CAPACITAÇÃO

Todos os empresários como colaboradores deve ter oportunidades para se qualificar. Assim, por mais que os funcionários tenham habilidades e conhecimentos técnicos, é preciso investir em capacitação para a gestão e ao empreendedorismo de forma geral. Isso ajudará a evitar erros habitualmente cometidos por empresários iniciantes.

Mas calma, porque não é necessariamente preciso investir em MBA ou em cursos caros de pós-graduação, embora eles sejam bem-vindos. Algumas lições on-line, e muitas vezes gratuitas! ou mesmo a simples leitura de livros já podem aumentar o conhecimento em uma determinada tarefa ou atividade.

Esse ponto é de extrema importância, pois sem uma análise detalhada do seu negócio, você pode estar gastando muita energia em um produto que tem pouca lucratividade e investindo pouco em outro produto mais rentável, sendo que ele apenas precisa de de investimento em marketing para ser o produto principal da sua empresa.

ADOTE UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL

Um bom sistema de gestão empresarial ajuda no crescimento da sua empresa e melhora a gestão, simplesmente porque automatiza e organiza melhor alguns processos que despenderiam muita energia para serem feitos de forma manual.

A otimização do trabalho de um sistema de gestão permite ao empresário investir seu tempo em questões mais estratégicas, deixando o trabalho repetitivo de lado. Além disso, as informações devidamente organizadas contribuem com a tomada de decisões e a gestão financeira.

MOTIVE SUA EQUIPE

A motivação da equipe muitas vezes é ignorada pelos empresários. Mas investir em técnicas de estímulo faz toda a diferença! Os colaboradores precisam saber que são importantes para a organização e que seu trabalho é realmente valorizado e reconhecido. Não se esqueça de que são os funcionários que fazem uma empresa ser um sucesso ou um fracasso.

Esse reconhecimento não precisa ser somente em forma de recompensa financeira. Um simples feedback positivo, feito individual ou coletivamente, um brinde ou mesmo a concessão de algumas horinhas de folga em um dia da semana já podem fazer maravilhas para o clima na empresa.

NÃO TENHA MEDO DE ARRISCAR

Para ter uma solução inovadora e se diferenciar em um mercado competitivo, muitas vezes é preciso passar pela fase de teste com ideias que não darão certo. Por isso, a cultura da empresa deve se pautar na aceitação dos erros, não repreender ideias e recompensar as tentativas e não trouxeram resultados em si, estimulando assim o lado criativo dos colaboradores da empresa.

Quanto mais os colaboradores estiverem envolvidos nesse processo e souberem que não haverá constrangimento por uma tentativa que não deu certo, mais se envolverão com a criação de ideias transformadoras que poderão ser seu diferencial para alavancar sua empresa em meio a um mercado tão competitivo.